segunda-feira, 11 de abril de 2011

Oruro, o folclore mais rico da Bolívia

S 17º 58'
O 67º 6'
3.709 metros de altitude
653 Mbars

O mais importante centro folclórico da Bolívia tem uma população beirando os duzentos e vinte mil. O ar rarefeito não é obstáculo para se realizar todos os anos o carnaval mais belo do país e o mais original do mundo. Tudo sem o exagero dos absurdos apelos de outros países ao sexo, à bebedeira e às drogas. Sim, às drogas; que não são a doença social aqui que são em outras partes do mundo.

Oruro faz fronteira externa com o Chile e interna com Potosi, ao Sul e a Leste, com La Paz ao Norte e com Cochabamba, só um pouquinho, a Nordeste.

Há para se ver por aqui, o Santuário e Museu de la Virgen de Socavón, os museus Patiño (Milionário da prata de outros tempos), Antropológico e Mineralógico, além da Rumi Campana, palestra para escaladores. Também próximo está o Salar de Uyuni, já no município de Potosi, onde fica também o Cerro Rico.

Agora vejamos as fotos de Oruro:

Um monumento dourado, como convém.
Papagaio de pirata faz pose (à direita).


 Pelo caminho.

 Grupo carnavalesco dos caminhos








A bonita cidadezinha tem um comércio respeitável, onde se compra roupas de ótima qualidade e "móveis para palácios", como em La Paz. Tudo com preços surpreendentes... para brasileiros e outras gentes de países de moeda forte.

Os eletrônicos estão longe de ser o forte do comércio boliviano, seja onde for. Também, deste lado de cima do país, longe da fronteira do Brasil, nem se fala ou se pensa em armas - isso é coisa das áreas bandoleiras lá pela Amazônia ou perto do Paraguai.

A Bolívia destas bandas é educada, polida, belíssima e serena.

O povo boliviano é ótimo de se lidar, porquanto humilde e educado. No entanto... há doentes do fígado em todas as partes deste mundo... Felizmente poucos.

E a propósito de saúde, saiba que os hospitais, clínicas e consultórios por aqui vivem vazios (Fomos a um hospital público, que nada cobrou, e a um hospital e uma clínica particulares); evidência de que há saúde. Também, pagamos por uma consulta Bol 70,00 (R$ 18,00), o que significa que é bom negócio vir se cuidar por aqui. E naturalmente não falamos só de Oruro, mas de toda a Bolívia.

Os links abaixo são de um passeio local e da vizinha Potosi. Que podem ser feitos a partir daqui, de Oruro:

Huayna Sajama, a montanha mais alta da Bolívia






Andando sobre o lago ao som de Schumann (Träumerei), Salar de Uyuni 

Que bom seria ver aquelas bailarinas perfeitinhas do ballet no gelo a rodopiar com aquela beleza toda sobre esse lago! Deviam gastar um montão de dinheiro e produzir algo realmente extraordinário, com direção de gente como a do Cirque de Soleil ou ainda melhor. E com aqueles sons que o Cirque, Kitaro ou, mais ainda, a Berlinen Philharmoniker (Com o Lago dos Cisnes de Tchaikowsky?) ou o que pareça mais adequado. Quem sabe Woody Allen sugeriria melhor. O baixinho conhece a música americana antiga como ninguém. E que gosto tem o sujeitinho!


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário