sábado, 9 de abril de 2011

Cusco, a capital do império inca

S 13º 31'
O 71º 58'
Altitude: 3.361 metros
Há pontos a 3.700 metros, afastados do centro

De Puno seguimos para Cusco, de ônibus. As passagens aqui são um pouco mais caras, assim como o resto das coisas (Um Sol vale R$ 0,62):

- S/. 25,00 do ônibus Puno-Cusco
- S/. 35,00 custou cada diária de hotel em Puno
- S/. 10,00 de taxi (O preço normal é S./ 5,00, descobrimos depois)
- S/. 45,00 a diária do Hostal Qorikilla, na Cuesta Santana, caminho dos invasores espanhóis, onde fraturamos uma costela e não pudemos prosseguir a viagem planejada a Machu Picchu.
Não por essa razão, não recomendamos essa hospedaria, embora situada em área privilegiada.

Cuesta Santana, o caminho por onde a ambição, a cobiça, a inveja e todas as desculpas do mundo se juntaram para massacrar impiedosamente Adão e Eva - muitos adões e evas.

Estando-se aqui dá para se imaginar os sons de armaduras, espadas, lanças e todas as coisas malditas que o inferno inspirou. Quase podemos ouvir o relinchar de cavalos, de bestas menos horríveis que seus barbudos e fedorentos donos, a mediocridade que jamais foi ou irá muito longe. Senão, veja-se como seus descendentes estão prestes a serem banidos da comunidade do euro, por incapacidade de manter uma moeda forte. Vejamos se encontrarão outra Cusco cobertinha de ouro talvez em uma galáxia a ser descoberta daqui a mil séculos. 

Vejamos as fotos do painel imenso de Cusco. Todas péssimas. Não havia Sol, havia dor e ansiedade por abandonar o lugar mais belo de toda a viagem. Era manhã, o Sol estava do outro lado e não adiantaria querer mudar isso.

Talvez se tenha uma idéia do que seja esse painel, desta forma:










E aqui, dois de outros locais:


Vejamos a cidade:

Cusi Yupanqui, depois rebatizado Pachacutec, o rei engenheiro que construiu Machu Picchu, fez estradas e expandiu oTahuantinsuyu (Império das quatro zonas). Sem dúvida uma das maiores individualidades da história.

Machu Picchu é para a América o que é a Acrópole para a Europa, ainda que seja impossível se igualar a última em beleza. Igual como empreendimento de engenharia, igual em originalidade, igual em importância, e superior como esforço de empreendimento.

Agora vamos mostrar tudo misturado; as ruas, os prédios, a catedral de Cusco, o museu et coetera:

Associação dos Artesãos de Cusco, um lugar onde se comprar coisas bonitas.

Prédios modernos, estilo antigo.

Só um detalhe.

A bonita rua


O Palácio da Justiça.

Uma calçada enorme! Toda certinha. Aqui na parte inferior da foto, o centro do "Umbigo do Mundo".

Um passinho...

Imploram migalhas os do império do leite e do mel.

Detalhe do Palácio da Justiça (Pois sim!)

A praça.



Fonte

Velhos fotógrafos fulos da vida porque fotografávamos contra o Sol. (Ai! Minha costela!).
Não lhes podia dizer que não poderia esperar hora adequada; seria explicar demais.

Pelo jeitão, deve se achar o "pancholito" do lugar (O Zé Bonitinho). Papagaios de pirata estão por toda parte, ninguém se livra completamente deles.

E o caos no trânsito.

Aqui se compra artes.
Essa parte inferior de pedra é curiosa; a superior, bonita.



 Uma rua do centro.

E tome igreja, que o Peru, como a Bolívia, é católico e zaleluia por aqui é pouco mesmo.

A torre.

Um banco, uma igreja... e... Carro versus touro?!
Aqui há touradas, mas não as conheço. Ou não as conhecia...

 Respeitosamente, igreja e verde.

Respeitosamente, a Catedral de Cusco.







E despedindo-se de tudo: El Terminal de Buses (Estação rodoviária):


No Peru se come melhor, todos os hotéis tem Wi-fi, há mais progresso. E há o kit todo do progresso: meninas de aluguel, bichinhas, larápios por todo lado, vigaristas e o resto. Prefiro a Bolívia, que se tem dessas coisas, não é tão aparente e decerto em número muito menor.

Volto voando para a Bolívia reconhecendo méritos também no Peru, onde encontrei boas livrarias. As fazendas peruanas me causaram também forte impressão.

E Cusco não é um lugar como os outros. Os Andes não são um lugar qualquer. As pessoas que andam por estas paragens são incomuns, adoravelmente distantes da mediocridade reinante por aí. Como gostaria de viver e andar pelos mundos andinos! Esquecer todo o passado, todas as vidas que vivi e ter uma novinha em folha, sem a ilusão do conforto, sem o fascínio tolo das coisas que brilham, enganam.

O caminho de volta tem uma balsa, em San Pedro de Tequina. Tenho passagem para La Paz, que custou S/. 30,00, mas desembarcarei no caminho, em Copacabana, no lado Sul do Titicaca. A próxima postagem será lá.


Aqui, um vídeo de Lima, a capital, porque trata de assunto importante, sobretudo para eventuais turistas afrodescendentes:

Africanos rechaçados no Peru

Em Cusco nada vimos a respeito. Também, em toda a viagem pelo Peru não observamos qualquer pessoa dessa origem. O boliviano talvez seja mais tolerante, mas também, vimos apenas três dessas pessoas, que não estavam em relação com a gente da terra.

El condor pasa - Melodia e letra originais

El condor pasa - Plácido Domingo

El condor pasa - Uma melodia dos incas

El condor pasa - Del Peru?

El condor pasa - Com Wayna Picchu, em quéchua

Lapacho - Wayna Picchu

Pastorcita - Wayanay Inka

Anden-Musik in Nairobi 


Aqui, o passeio, objetivo final planejado, que não se realizou:

Nenhum comentário:

Postar um comentário